História e Missão
A ideia
As necessidades de formação emergentes do mercado, como reflexo da evolução dos perfis setoriais e profissionais, tornaram urgente a qualificação de pessoas sobretudo a nível de quadros médios – área de ação privilegiada das Escolas Profissionais. Na Madeira não existia, então, nenhuma Escola Profissional homologada. Estavam criadas condições naturais para a instalação da EPCC.
A larga experiência adquirida, até aí, pelos promotores da instituição, no âmbito da formação continua – mais de 20 anos de trabalho – seria determinante na ideia de lançar o projeto. Existia a clara perceção de que a eficácia dessa formação, dependia da base para ancoragem que a mesma pudesse encontrar. Dito de outro modo: A Formação Profissional Inicial poderá representar os alicerces sobre os quais se venha a edificar a formação ao longo da vida – necessidade incontornável do mundo actual. Uma Escola Profissional poderá integrar esses dois níveis de formação, inicial, com cursos de três anos e contínua, com ações de curta duração.
Outro aspeto que reforçava a ideia da Escola Profissional era ainda a importante sinergia criada pela ligação dos promotores por via da formação contínua às empresas. Esse foi um elemento facilitador da missão de aproximação laboral – pretendia-se implementar um ensino com uma componente experimental muito forte para articulação e acesso ao mundo do trabalho.
Valores
O Valor é a marca da intenção colocada nas ações. O projeto educativo da EPCC rege-se pelos seguintes valores:
Qualidade
Tomando a qualidade como valor, a EPCC assume a sua responsabilidade de implantar uma cultura de qualidade na escola, proporcionadora de um processo educativo de qualidade, incentivadora junto dos alunos para que estes assumam posturas de qualidade, que os estimulem a objetivos de excelência, durante e após o seu processo formativo
Competência
Tomando a competência como valor, a EPCC assume a sua responsabilidade de proporcionar a aquisição de saberes que possibilitem a aquisição de competências profissionais qualificadas junto dos seus alunos e dos seus professores e colaboradores, proporcionadoras de um exercício competente das funções que, respetivamente, uns se preparam para desempenhar e outros já exercem
Experiência
Tomando a experiência como valor, a EPCC reconhece que o melhor modo de favorecer a aplicação desaberes adquiridos é o contacto com situações simuladas e reais do contexto de trabalho que permitam a pragmatização do saber aprendido e, por isso, assume o compromisso de proporcionar aos alunos o contacto com experiências de contexto de trabalho durante o seu curso, seja por força do seu contacto com pessoas de reconhecida e comprovada experiência, seja pela simulação de casos reais, seja pela inclusão em todos os cursos de períodos de presença real nas empresas
Criatividade
Tomando a criatividade como valor, a EPCC reconhece que o saber transmitido e não apropriado por cada um é repositório de conhecimento estagnado e, por isso, assume a responsabilidade de desenvolver processos que estimulem os alunos à expressão das suas capacidades criativas como proporcionadoras da descoberta e revelação de si e facilitadoras de um espírito empreendedor
Autonomia
Tomando a autonomia como valor, a EPCC assume a responsabilidade de desenvolver nos alunos atitudes de trabalho que lhes permitam o desenvolvimento de capacidades individuais de trabalho, baseadas no rigor, na auto-disciplina e na auto-avaliação
Diferença
Tomando a diferença como valor, a EPCC assume que é no estabelecimento de relações entre semelhantes e diferentes que faz sentido o ser e agir humano, e, por isso, favorece a criação de um espírito universalista junto dos seus alunos e de todos os intervenientes do processo educativo, no respeito pela individualidade e na aceitação aberta e crítica da existência das diferenças, que concorra para um espírito cooperativo e complementar no trabalho.