A EPCC – Escola Profissional Cristóvão Colombo, foi criada por protocolo assinado com a Secretaria Regional da Educação em 1993, tendo sido a primeira Escola Profissional da RAM. A EPCC, com personalidade jurídica própria constituiu-se, em 1993, sob a natureza de associação sem fins lucrativos. Desde essa altura, e até 1997, funcionou em instalações provisórias, com os serviços centrais, na R. 31 de Janeiro, apoiados por dois anexos. A dispersão física da Escola, criava grande complexidade de gestão e desconforto, para os alunos e professores, com evidentes limitações e perdas de eficiência, na atividade formativa. A partir de 1997 com a inauguração do novo edifício, a EPCC viu concretizar-se uma das suas grandes aspirações: ter um espaço escolar integrado, planeado para a sua finalidade institucional e que em muito vem contribuindo para o sucesso do seu projeto educativo.
Em setembro de 2023, muda de instalações para um edifício na Rua dos Aranhas, no Funchal, totalmente remodelado e adaptado às necessidades da Escola.
As necessidades de formação emergentes do mercado, como reflexo da evolução dos perfis setoriais e profissionais, tornaram urgente a qualificação de pessoas sobretudo a nível de quadros médios – área de ação privilegiada das Escolas Profissionais. Na Madeira não existia, então, nenhuma Escola Profissional homologada. Estavam criadas condições naturais para a instalação da EPCC.
A larga experiência adquirida, até aí, pelos promotores da instituição, no âmbito da formação continua – mais de 20 anos de trabalho – seria determinante na ideia de lançar o projeto. Existia a clara perceção de que a eficácia dessa formação, dependia da base para ancoragem que a mesma pudesse encontrar. Dito de outro modo: A Formação Profissional Inicial poderá representar os alicerces sobre os quais se venha a edificar a formação ao longo da vida – necessidade incontornável do mundo atual. Uma Escola Profissional poderá integrar esses dois níveis de formação, inicial, com cursos de três anos e contínua, com ações de curta duração.
Outro aspeto que reforçava a ideia da Escola Profissional era ainda a importante sinergia criada pela ligação dos promotores por via da formação contínua às empresas. Esse foi um elemento facilitador da missão de aproximação laboral – pretendia-se implementar um ensino com uma componente experimental muito forte para articulação e acesso ao mundo do trabalho.
A EPCC tem como entidade titular a Associação de Ensino Escola Profissional Cristóvão Colombo. É uma associação sem fins lucrativos, criada à luz do Decreto-Lei nº4/98 de 8 de janeiro.
“Um saber de experiência feito.”
O lema captura a essência da experiência (superar desafios) e tem uma mensagem positiva de crescimento e colaboração. É um percurso que se constrói na interação entre a escola e o/ aluno/a. consideramos que um/a profissional de excelência é também um ser humano de exceção.
Formamos e valorizamos pessoas, promovendo o seu desenvolvimento individual, social e profissional.
O Valor é a marca da intenção colocada nas ações.
O projeto educativo da EPCC rege-se pelos seguintes valores: