Escola Embaixadora de UE

EPCC integra programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu

O programa pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu – EEPE, destinado aos estabelecimentos do ensino secundário regular e alunos do ensino profissional, nomeadamente aos discentes das turmas de 10.º e 11.º anos, está a ser implementado em 27 Estados-membros. Com uma duração de três anos letivos, iniciou-se em 2016-17, contando já com a participação de 66 escolas portuguesas.

A Escola Profissional Cristóvão Colombo (EPCC) integrou o programa no dia 06 de novembro de 2017, sendo que a formadora Sónia Gonçalves é a Embaixadora Sénior designada pela escola, ficando esta responsável pela aplicação do projeto neste estabelecimento de ensino. A Embaixadora Sénior tem como principal missão orientar os alunos, Embaixadores Juniores, de forma a que estes consigam estudar o material pedagógico da UE, partilhando os seus conhecimentos sobre as instituições europeias e o Parlamento Europeu com os seus colegas, incentivando-os a tornarem-se cidadãos europeus ativos.

A EPCC propõe-se a concretizar diversas atividades, respondendo assim às exigências do programa, tendo em vista o cumprimento dos critérios de certificação, nomeadamente a nomeação de embaixadores, a utilização do material didático (Manual do Aluno e Manual do Professor, entre outros), a realização de atividades pedagógicas, a organização de uma (ou mais) atividade no Dia da Europa e a criação de um Infopoint (físico e virtual). Indo ao encontro dos objetivos do programa, pretende-se, com a participação neste programa, que a comunidade escolar da EPCC ganhe uma maior consciencialização no que toca aos assuntos relacionados com a Europa/União Europeia, assim como com a democracia parlamentar europeia entre os jovens.

O intuito é proporcionar aos jovens um conhecimento ativo sobre a União Europeia em geral e o Parlamento Europeu em particular, compreendendo a importância do voto nas eleições europeias de 2019. Para tal, a escola vai tentar envolvê-los ao máximo nas atividades a desenvolver, fazendo-os participar de forma ativa, esforçando-se para que estes consigam também passar a palavra junto do seu círculo familiar e de amigos, tornando-se, também eles, por si só, porta-vozes da importância do voto.

Comunicação Social

Nas redes sociais